segunda-feira, 30 de maio de 2016

A FORMAÇÃO PARA PESQUISA E PLANEJAMENTO EM CIÊNCIAS SOCIAIS - Auriléa Gomes Abelem

Em 2007 fui convidada a escrever um dos "relatos de uma trajetória" a ser incluído na coletânea de Memórias sobre os 50 anos da UFPA. O texto a seguir tem como base a primeira parte dessa publicação, acrescida de comentários mais personalizados e de fotos da época.

Interessante ser convidada a pensar o passado para um relato de memórias sobre a UFPA. Voltar no tempo um pouco mais de quarenta anos e no esforço de recompor fatos e histórias vividos ou presenciados perceber com mais clareza a importância da universidade na oportunidade que oferece para o crescimento profissional e pessoal de seus alunos, ainda que nem sempre ofereça as condições ideais para tal.
 
Prédio da Antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da UFPA, hoje sede da APAE, foto in 20 anos da UFPA





















Fiz vestibular para UFPA em 1963, para o curso de Ciências Sociais na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Federal do Pará, então situada na rua Generalíssimo Deodoro de Mendonça, onde hoje funciona a APAE – Associação Paraense dos Amigos de Excepcionais. A administração funcionava no prédio principal e os cursos no barracão nos fundos do terreno Era uma das faculdades que, ainda que em imóveis distintos, passaram a compor, em 1957, a Universidade Federal do Pará.


                                               
Era uma época de grande efervescência política e cultural na universidade brasileira, com intensa participação dos estudantes que contavam, em Belém, com uma sede onde era possível congregar os vários diretórios acadêmicos. Situada na Avenida São Jerônimo, hoje Governador José Malcher, a União Acadêmica Paraense – UAP, filiada a UNE – União Nacional dos Estudantes, foi em 1 de abril de 1964, um dos primeiros alvos dos militares aqui no Pará, sendo invadida, suas lideranças presas e a entidade extinta.
União Acadêmica Paraense, na vésperas do golpe de 1964
Entrei na faculdade pensando em me tornar pesquisadora em Ciências Sociais. Até então, era possível ter o título de bacharel e licenciatura nos cursos oferecidos: Ciências Sociais, História, Geografia, Letras e Artes, Matemática e Pedagogia. Não pretendia ser professora e sim me dedicar aos trabalhos de pesquisa, embora na época não soubesse bem qual seria o caminho para consegui-lo.

Infelizmente, em decorrência do golpe militar de 1964, as expectativas do que seria um curso para formar pesquisadores em Ciências Sociais foram abaladas em seus alicerces: o curso passou a formar apenas licenciados, não mais bacharéis – o que me fez pensar em desistir; as abordagens teóricas passaram a ser transmitidas com receio, descuidando de revelar aos alunos os diferentes olhares e as diversidades de explicações sobre os fenômenos sociais.  Predominava a visão sistêmica na Ciência Política e a funcionalista na Sociologia, ousando a Economia Política avançar e lançar luzes sobre a diversidade de correntes. O impacto na formação de um espírito crítico nos estudantes, principalmente naqueles que não eram oriundos da escola pública e que não tinham vivência, leitura, nem militância política foi bastante comprometido, só sendo possível de ser recuperado anos mais tarde quando a UFPA iniciou a dinamização da pós-graduação na área de ciências sócio-econômicas, ainda no período dos governos militares. 

Mas, paralela e contraditoriamente o curso permitia olhar uma mesma realidade sobre os diversos ângulos disciplinares das Ciências Sociais – dois anos de Sociologia com Orlando Costa, dois anos de Ciência Política com Amílcar Tupiassu, dois anos de Antropologia (Física com Armando Bordalo e Cultural com Napoleão Figueiredo), dois anos de Economia, incluindo Economia Política, com Roberto Santos, passando pela História Econômica Política e Social Geral, do Brasil e da Amazônia e pela Geografia Humana. Ao mesmo tempo oferecia ferramentas para um trabalho de análise e interpretação dos fenômenos, desde a Introdução à Filosofia com Benedito Nunes, à Matemática e Estatística, com a síntese na Metodologia e Técnica de Pesquisa com a Graça Landeira, que estreava na docência universitária com a nossa turma. 

As disciplinas de História Econômica e Geografia Econômica eram cursadas em conjunto com os alunos da Faculdade de Economia e Ciências Contábeis e Atuariais, que funcionava no prédio situado na Avenida Nazaré, próximo á esquina da Dr. Moraes. Disciplinas como Didática, Psicologia da Educação, Administração Escolar e Orientação Educacional, oferecidas nos dois últimos anos, reuniam os alunos de todas as licenciaturas da Faculdade, inclusive os do curso de Pedagogia, o que era viável devido ao pequeno tamanho de turmas dos cursos.

Prédio na Avenida Nazaré onde, na década de 60, funcionava a Faculdade de Economia, foto in 20 anos da UFPA.
Desconfio que o fusca branco estacionado em frente à faculdade era o meu 400.

A turma de Ciências Sociais que colou grau em 1966 era composta de apenas 10 alunos. O conjunto das turmas da faculdade que se formou nesse ano foi de 48 estudantes, tendo os cursos de Matemática, Letras e Geografia apenas cinco alunos cada. O curso de História era o mais numeroso com 12 formandos e o de Pedagogia com 11. O pequeno número permitia também a colação conjunta no Teatro da Paz, com todos os colandos no palco, mais seus paraninfos e a mesa diretora. 

Diplomandos da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras/UFPA de 1966
Cerimônia de Colação de Grau no palco do Teatro da Paz da turma de 1966, à esquerda os colando, à direita os paraninfos e ao fundo a mesa diretora
O estágio obrigatório, supervisionado pelo professor de Prática de Ensino, no caso da nossa turma, era realizado no Colégio Augusto Meira. A Universidade não dispunha ainda de um colégio de aplicação, que seria mais tarde o Núcleo Pedagógico Integrado – NPI.  Os estágios para pesquisa dependiam do interesse e da iniciativa dos alunos, não constando do currículo nem tendo caráter de obrigatoriedade, mas era possível conseguir com algum dos raros professores que desenvolvessem paralelamente à docência, atividades de pesquisa, como os de Antropologia.

A Faculdade de Filosofia comemorou em outubro de 1964 seu primeiro decênio com uma programação de painéis promovidos pelos seus diversos cursos. Lembro ter colaborado com Professor Roberto Santos no painel sobre “Alguns Problemas do Crescimento de Belém”. Ainda que apenas apresentando o álbum seriado para o professor responsável pelo painel, talvez aí iniciasse meu interesse e fascínio pelos estudos urbanos, desenvolvidos mais tarde na pós-graduação.

 Os professores titulares das disciplinas básicas do curso eram todos bacharéis em Direito, denotando a sólida base social do curso de Direito da época e a quase inexistência de professores oriundos de cursos de Ciências Sociais, mesmo que de outros estados.


Os cursos anteriores à reforma universitária de 1968 funcionavam em regime seriado, o que possibilitava que alunos de uma turma iniciassem e concluíssem o curso juntos, facilitando os grupos de estudo, a formação de lideranças e criando sólidos laços de amizade entre os futuros profissionais.

Amigas e companheiras de estudo, Maria José Oliveira e Silva, Heliana Lima e Auriléa Gomes com o paraninfo da Turma de ciências sociais, Prof. Roberto de Oliveira Santos
É interessante constatar que a formação generalista oferecida então pelo Curso de Ciências Sociais, apesar do vínculo estreito com a licenciatura, forneceu a base que permitiria e facilitaria o desenvolvimento de profissionais aptos para o diagnóstico, planejamento e intervenção na realidade social, política e econômica estadual e regional, muitas vezes enriquecendo e ilustrando com a prática o entendimento dos conhecimentos teóricos a serem repassados na docência, estreitando os vínculos entre pesquisa, ensino e extensão. Ainda que ameaçado de ser extinto após o golpe militar pela perspectiva crítica que o curso oferecia, e com as consequentes restrições de abordagem já comentadas, percebe-se que muitos dos profissionais formados nessa época vão compor as equipes técnicas que se constituíram nas células do sistema de planejamento então implantado no Estado e na Região e que tem todo um apogeu com a teoria desenvolvimentista do período dos governos militares.

Saindo em 1966, portanto antes da Reforma de 1968, retornei como docente em 1974, depois de atuar por oito anos na condição de técnica e pesquisadora do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social do Pará – IDESP, então órgão de pesquisa e planejamento estadual, para o qual fui convidada pelo professor Amílcar Tupiassu, passando por um contrato de experiência e treinamento, junto com outros técnicos, todos economistas recém formados que iriam compor equipes para implantar as unidades de planejamento estadual (muitos dos economistas foram posteriormente trabalhar na Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia – SUDAM). Ao retornar encontrei a reforma implantada e vários cursos já funcionando no Campus do Guamá, inclusive os da antiga Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, agora distribuídos em quatro Centros Diversos: Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Centro de Letras e Artes, Centro de Educação e Centro de Ciências Exatas e Naturais. O que explica o fato do meu histórico escolar ter sido fornecido pelo Centro de Educação, em 1973, com a assinatura de seu diretor, Antônio Moreira Gomes, enquanto que no diploma consta a assinatura do Diretor em Exercício, em 1966, da Faculdade de Filosofia, Professor Artur Napoleão Figueiredo.

Meus registros para o período solicitado são, portanto, basicamente como aluna, ainda que ao retornar como docente percebesse as alterações ocorridas com a reforma de 1968 e com a mudança da maioria dos cursos para o Campus Universitário no Guamá.

Com o regime de credito, os docentes dos centros de ensino básico como o de Filosofia e Ciências Humanas passaram a enfrentar o desafio de ministrar disciplinas em turmas numerosas, que reuniam alunos dos diferentes cursos de áreas correspondentes em seus primeiros semestres de vida acadêmica. Em compensação, com o aumento do número de vagas discentes e com a tentativa de flexibilização e otimização de resultados juntando disciplinas de cursos afins em uma mesma turma, professores e alunos passaram a contar com a possibilidade de escolha de horários para ministrar ou cursar as disciplinas.

Procurou-se contraditoriamente democratizar a universidade, aumentando o número de vagas, ao mesmo tempo em que se criava o mecanismo para cercear a liberdade e o desenvolvimento da crítica e da livre expressão de alunos e professores, impedindo ou dificultando o desenvolvimento de futuras lideranças ou calando as lideranças então existentes.

No entanto, a busca de políticas de desenvolvimento, a necessidade do governo militar de legitimar-se e de valorizar a Amazônia, garantindo a integração regional, apresentaria reflexos diretos na Universidade. Imporia a formação de técnicos gestores e planejadores para pensar a região e seus estados e, como conseqüência, a revitalização das Ciências Sociais e Econômicas, estimulando o desenvolvimento da pós-graduação na área e dando origem, em 1973, ao Núcleo de Altos Estudos Amazônicos.

A contradição mais uma vez se evidencia. Se por um lado, o núcleo de integração então surgido vai contribuir para a formação de ideólogos do planejamento estatal, dando origem mais tarde ao mestrado em Planejamento do Desenvolvimento, é o mesmo núcleo que vai estimular a consciência crítica e instrumentalizar seus alunos para a busca do planejamento alternativo, democrático e participativo.

Portanto, ainda que se questionasse, como ainda hoje acontece, enclausurar-se a universidade em seus muros, é claramente percebível a estreita relação existente, principalmente na área de Ciências Humanas, entre seu elenco de cursos, seus conteúdos e as políticas públicas desenvolvidas, contribuindo para formar profissionais, professores, técnicos, pesquisadores e gestores aptos não só para planejar e executar as políticas, mas também demandar, monitorar e avaliar as mesmas, seja do ponto de vista da gestão estatal, seja através da busca de controle social por parte da sociedade civil.





6 comentários:

  1. Lindo e interessante relato. Parabéns, Auriléa. Vc contribuiu com essa história e faz parte dela. Bj

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    1. Obrigada, Norma Bentes! Importante registrar que dessa experiência multidisciplinar na pós-graduação do NAEA surgiu um rico laboratório de trocas de experiência entre professores, alunos e monitores/estagiários e instituições como a FASE, com excelentes resultados profissionais e de fortalecimento de belas amizades. Entre elas a nossa!

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  2. Emocionante essa narrativa professora Aurilea. Recentemente fui apresentado ao NAEA pelo professor Luis Carlos Freitas, meu orientador no curso de administração da UFRA campus Capanema. È muito bom conhecer nossa história

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    1. Obrigada, Paulinho Pinheiro. Que bom que você gostou.
      Só agora li seu comentário, tinha parado com o blog. Estou tentando retomá-lo.

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  3. Tenho muito orgulho em conhecer voce e parte do seu trabalho.

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